Pro Blogger Templates

Quanto custa uma medalha de ouro olímpica?

Por incrível que pareça elas não são totalmente de ouro



O objeto mais desejado das Olimpíadas 2016 são as medalhas olímpicas. Cerca de 10.500 atletas de 206 países sonham para coroar os esforços de anos de treinamento e dedicação.

Para essa competição foram confeccionadas 2.488 medalhas para recompensar seus atletas, dos quais 812 são de ouro. Mas você sabe quanto custa uma medalha de ouro?

Primeiramente vamos esclarecer que as medalhas de ouro não são de ouro. Sua composição atual é de 92,5% de prata; 6,16% de cobre e apenas 1,34% de ouro. Cadamedalha de ouro deve ter pelo menos 6 gramas de ouro 24 quilates.

As medalhas dessa olimpíada pesam cerca de 500 gramas. Seu valor, calculado com base na sua composição, é de cerca de US$ 600, de acordo com estimativas doConselho Mundial de Ouro. As últimas medalhas de ouro maciço foram entregues nos Jogos Olímpicos de 1912.

A medalha começa a ter um valor de mercado maior após que um atleta a ganha. Mesmo um atleta pouco conhecido, o valor da medalha pode chegar a ser vendido a US$ 10 mil em casas de leilão.

As medalhas Rio 2016 foram produzidas pela Casa da Moeda do Brasil. Com um diâmetro de 85 mm e um peso de 500 gramas são as maiores e mais pesadas da história.
Fonte: BBC
Postagem Anterior Próxima Postagem