Pro Blogger Templates

Veja os riscos de engravidar usando pílula anticoncepcional



As chances de engravidar tomando uma pílula anticoncepcional variam muito com o uso adequado do método. Se utilizada de forma correta, giram em torno de 99 %.

De acordo com Carolina Ambrogini, ginecologista e sexóloga da Universidade Federal de São Paulo, a forma certa de de se usar a pílula é:

1. Iniciar no primeiro dia da menstruação (mesmo que seja só um sinalzinho) para quem vai iniciar o uso após um temposem usar ou para quem nunca usou.

2. Tomar uma pílula por dia, de preferência sempre no mesmo horário para não esquecer. O ideal é que não haja um atraso maior do que 12 horas do horário habitual de uso.

3. Respeitar as instruções de pausa ou, no caso do uso contínuo, não interromper o uso.

Caso aconteça um esquecimento maior do que 12 horas, tome a pílula do dia assim que lembrar e use preservativo até o final da cartela (mas você já estará usando para se proteger de DSTs, certo?). Quando o esquecimento ultrapassar 24 horas, tome as duas pílulas (a do dia anterior e a do dia) no mesmo dia, pode ser juntas e use preservativo até o final do ciclo. A possibilidade de escapes (sangramento marrom) aumenta neste caso. Se esquecer por mais de 48 horas, interrompa o uso, espere menstruar (usando preservativo) e comece uma nova cartela no primeiro dia de sangramento.

Fique atenta caso ocorra vômitos em até 2 horas da ingestão do comprimido ou diarreia. Algumas medicações como antibióticos, anticonvulsivantes e outras podem influenciar na ação da pílula, se tiver dúvidas, pergunte ao médico que prescreveu o remédio ou pergunte ao seu ginecologista. Reforce a camisinha nestas ocasiões.



Fonte: Cosmopolitan
Postagem Anterior Próxima Postagem