Pro Blogger Templates

Com incrível ousadia e plasticidade, goleiro colombiano se jogou para trás

Com incrível ousadia e plasticidade, goleiro colombiano se jogou para trás



No dia em que Brasil e Colômbia se enfrentam em Manaus, o futebol colombiano celebra o aniversário de um dos lances mais recordados de sua história: há exatos 21 anos, o folclórico goleiro René Higuita deixou atônitos os torcedores no Estádio de Wembley, em Londres, ao defender uma bola com os calcanhares, em movimento batizado de “escorpião”. A jogada de extrema ousadia e irreverência aconteceu em 6 de setembro de 1995, em amistoso entre Inglaterra e Colômbia que terminou empatado em 0 a 0, e é celebrado como a defesa mais bizarra de todos os tempos.

Aos 21 minutos do primeiro tempo, Higuita se aproveitou de um cruzamento mal feito de Jamie Redknapp que tomou o rumo do gol para se eternizar no mítico estádio britânico. O goleiro, que já era conhecido como “El Loco” por suas estripulias e pelo visual, deu um passo para trás, calculou a altura da bola e jogou as pernas para trás, acertando a bola com os dois calcanhares, em um movimento de extrema plasticidade.

O fato de se tratar de um amistoso poderia justificar o gesto inconsequente do goleiro colombiano, mas Higuita se notabilizou por suas loucuras também em decisões. Ele tinha muita habilidade com os pés e constantemente iniciava as jogadas, muitas vezes driblando os atacantes adversários. Numa dessas tentativas, perdeu a bola para o camaronês Roger Milla e levou o gol que decretou a eliminação da Colômbia na Copa de 1990.

Higuita também era artilheiro: entre pênaltis e faltas, marcou 41 gols na carreira. O tento mais recordado foi contra o River Plate, na semifinal da Libertadores de 1995, em confronto em que ainda brilhou na decisão por pênaltis (clique e assista ao vídeo). Em seu instagram, a Fifa cumprimentou Higuita nesta quinta-feira pelos 21 anos da histórica defesa em Wembley.

(Com informações da Veja/Abril)

Postagem Anterior Próxima Postagem