Pro Blogger Templates

ENEM 2023: inscrições encerram nesta sexta (16); veja como se inscrever

 Em 2022, mais de 90 mil estudantes piauienses se inscreveram para o exame; Seduc estima aumento de inscritos para este ano.


As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) terminam nesta sexta-feira (16). Candidatos interessados em participar do exame, que será aplicado nos dias 5 e 12 de novembro, devem fazer o cadastro na Página do Participante e realizar o pagamento da taxa de inscrição, que custa R$ 85, até o dia 21 de junho.

Em 2022, cerca de 94 mil estudantes piauienses fizeram a inscrição para o exame. E a estimativa da Seduc é que neste ano, o número seja maior, podendo superar a marca de 100 mil cadastrados. O edital com o cronograma e as regras para o Enem 2023 foi publicado no início do mês.

Além de apresentar as datas e os horários do exame, o texto detalha os documentos necessários e as obrigações do participante, incluindo situações em que o candidato pode ser eliminado. Há também orientações para pessoas que precisam de cuidados especiais durante o exame.

Os gabaritos das provas objetivas serão publicados no dia 24 de novembro no portal do Inep. Já os resultados individuais serão divulgados no dia 16 de janeiro de 2024 no mesmo site.

Como se inscrever?

1 - Acesse o site oficial do Enem;

2 - Procure pelo botão ou link de inscrição. Normalmente, ele estará bem visível na página inicial.

3 - Preencha todos os campos obrigatórios com seus dados pessoais;

4 - Escolha a opção de prova: você poderá escolher entre fazer a prova regular do Enem (aplicada em dois dias consecutivos) ou a versão digital, caso esteja disponível na sua região.

5 - Selecione o município onde deseja realizar o exame;

6 - Responda ao questionário socioeconômico;

7 - Revise as informações fornecidas e confirme sua inscrição;

8 - Gere o boleto e efetue o pagamento da taxa de inscrição;

9 - Guarde o número de inscrição fornecido;

10 - Acompanhe a situação da sua inscrição no site oficial do Enem.

Com edição de Nathalia Amaral.

Postagem Anterior Próxima Postagem