Pro Blogger Templates

PARNAIBA: Governo finaliza proposta de demarcação da linha de praia no litoral

  O estudo visa dar clareza sobre áreas que podem ser utilizadas para empreendimentos e moradia

Foto: SEMARH

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) concluiu a nova proposta de demarcação da linha de praia no litoral do estado, com encaminhamentos e recomendações para sua revalidação. O trabalho teve início em 2018, mas precisou ser interrompido devido à pandemia da Covid-19. Em maio de 2023, o projeto foi retomado utilizando equipamentos de alta tecnologia e drones para realizar uma série de pesquisas.

A ação abrangeu as quatro cidades litorâneas do Piauí: Ilha Grande, Parnaíba, Luís Correia e Cajueiro da Praia. Segundo o governo estadual, a nova demarcação proporciona maior clareza sobre as áreas que podem ou não ser utilizadas por empreendimentos imobiliários e turísticos ao longo do litoral, além de evitar ocupações indevidas nas praias.

O Piauí foi o primeiro estado a realizar a delimitação da linha de praia em 1999 e agora propõe atualizações, se tornando pioneiro no país nesse trabalho de demarcação.

A equipe da Semarh responsável pela execução do trabalho conta com os Auditores Fiscais Ambientais Felipe Gomes, Tânia Nolleto e Waneska Maria, juntamente com o Técnico em Geoprocessamento do Centro de Geotecnologias (CGEO), Marco Aurélio Lira. Além disso, o professor Érico Gomes, doutor em Geologia do Instituto Federal do Piauí (IFPI), também prestou apoio à equipe durante a ação.

Fonte: Com informações da Semarh

Postagem Anterior Próxima Postagem