Pro Blogger Templates

Análise: Estado Islâmico é autor ou inspiração nos ataques terroristas recentes?

Mulher observa memorial improvisado em homenagem às vítimas do ataque com caminhão em Nice, na França

O grupo Estado Islâmico (EI) reivindicou vários ataques recentes em países ocidentais, que pode ter inspirado, mas é pouco provável que tenha planejado estes atos a partir do Iraque e da Síria, com a intenção de semear medo e ocultar seu retrocesso em terra, dizem especialistas ouvidos pela agência de notícias AFP.

O massacre em Nice ou o ataque com um machado contra os passageiros de um trem na Alemanha "ajudam a criar um clima de medo e reforçam a ideia de que o EI está na ofensiva, apesar de suas perdas de território" no Iraque e na Síria, disse Aymenn al Tamimi, especialista em jihadismo do centro de estudos americano Middle East Forum.

"Mas a forma pela qual o EI reivindicou estes ataques sugere uma ausência de envolvimento operacional direto", acrescentou.

A agência Amaq, um de seus órgãos de propaganda, disse que o ataque na Alemanha havia sido lançado "em resposta ao seus apelos a atingir os países da coalizão" que luta contra a organização no Iraque e na Síria.

Esta linguagem é quase a mesma que usou para reivindicar o massacre em Nice cometido por um tunisiano de 31 anos que avançou com seu caminhão contra uma multidão durante a celebração da festa nacional da França.

O grupo se refere aos autores como seus "combatentes", sem especificar qual é a natureza dos vínculos que os unem à organização extremista.

Em 2014, o porta-voz oficial do grupo, Abu Mohamed Al Adnani, pediu que seus simpatizantes utilizem qualquer meio disponível, como veículos, para matar infiéis americanos e europeus.

Como parte de sua estratégia, o grupo inunda as redes sociais com textos, fotos e vídeos nos quais elogia este tipo de ações violentas.
Postagem Anterior Próxima Postagem